Curso Técnico em Rádio e Tv

Se você deseja se tornar um profissional no rádio e na TV e busca um curso reconhecido para o Registro Profissional (DRT), uma opção é buscar um curso de Comunicador. Esses cursos são projetados para desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para atuar nesses meios de comunicação.

Objetivo

O Técnico em Rádio e Televisão será habilitado para:

  • Executar a produção e veiculação de programas radiofônicos e televisivos.
  • Realizar seleção musical, montagem de filmes, videotapes, trilhas, vinhetas, jingles, spots, roteiros, locução e aplicação de efeitos especiais.
  • Operar equipamentos analógicos e digitais de estúdio de gravação.

Nossos cursos estão inclusos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através da legislação que regulamenta a profissão do Radialista. Lei 6.615/78.

10x de R$1.332,00

ou R$11.988,00 no Pix à vista

Tire suas dúvidas agora

Área de atuação

O curso de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Rádio e Televisão possui as seguintes qualificações profissionais:

 

Comunicador 

Apresenta, pelo rádio ou pela televisão, noticiosos, programas e eventos. Realiza entrevistas e faz comentários das pautas, com apoio e operação de equipamentos de conteúdo audiovisual em diversas mídias e presta informações técnicas relativas à produção e aos temas abordados.

 

Analista musical 

Realiza a pesquisa musical, seleciona o repertório, cadastra os áudios para a elaboração da programação musical, organiza as playlists, cria os filtros em função do perfil de audiência e monta e implementa a programação musical gerada para a execução.

 

Controlador de programação 

Acompanha e realiza as operações de seleção, checagem e comutação de canais de alimentação relativas à grade de programação, monitora a sua evolução e as suas necessidades de ajustes, prepara os mapas de programação e estabelece os horários e a sequência da transmissão, inclusive quanto à inserção adequada dos comerciais

 

Operador de mídia audiovisual 

Prepara e opera os equipamentos de gravação, exibição e reprodução de conteúdo audiovisual em diversas mídias e armazena os conteúdos de forma apropriada para utilização posterior

 

Produtor de rádio e TV 

Produz programas de rádio e televisão de qualquer gênero, inclusive telenoticioso e esportivo.

 

Sonoplasta

Planeja, desenvolve e executa o desenho sonoro de uma produção e opera os equipamentos de áudio para assegurar a concepção e a narrativa do produto

Conteúdo

PRIMEIRA ETAPA:

12 aulas gravadas (online) – Portal do INSTITUTO RÁDIO E TV

  • Aula 01 – Breve História do Rádio.
  • Aula 02 – Breve História da Televisão.
  • Aula 03 – A Radiodifusão (Outorga de Radiodifusão e Legislação, Diferenças Entre Rádios Comunitárias, Educativas e Comerciais, Aspectos Técnicos, Canalização e Fiscalização).
  • Aula 04 – Direitos da Categoria dos Radialistas (Profissionais do Rádio e da Televisão, Lei 6.615/78, Decreto N° 84.134/79, Quadro de funções (dedação dada pelo decreto Nº 9.329, de 2018).
  • Aula 05 – Direitos da Categoria dos Radialistas (jornada de trabalho, acúmulo de funções, duplo contrato de trabalho).
  • Aula 06 – Saúde Vocal e Dicção (Fonoaudiologia; Dicção – Conceitos Básicos).
  • Aula 07 – Locução no Mercado Atual (Apresentação; Locução).
  • Aula 08 – Locução no Mercado de Hoje (Interpretação; Oratória; Dicção Práticas).
  • Aula 09 – Comunicação no Rádio (Estilos de Comunicação no Rádio).
  • Aula 10 – Comunicação na TV.
  • Aula 11 – Locução e Interpretação de Texto (Estilos de Locução Comercial; Varejo; Testemunhal).
  • Aula 12 – Comunicação Popular.
  • Aula 13 – Psicologia da Comunicação.

 

SEGUNDA ETAPA:

24 aulas ao vivo (online), em 8 dias, com a presença do docente em tempo real, estúdio profissional, interligado com a plataforma digital onde o aluno irá interagir com plástica de rádio e toda a programação de uma emissora de rádio em tempo real.

Aulas online/ao vivo, realizadas uma ou duas vezes por semana, em horários conforme cronograma disponibilizado pelo INSTITUTO RÁDIO E TV.
A duração de cada treinamento é de duas ou três horas e se estendem por quatro/seis semanas.

Todas as aulas da segunda etapa serão geradas em tempo real, no formato On-Line, onde nossos professores atuarão no formato síncrono.

  • Aula 14, 15, 16 – Comunicação no Rádio (conhecendo o rádio/estrutura de como funcional a plástica de uma rádio/produção de programas);
  • Aula 17, 18, 19 – Interpretação de Textos Comerciais, SPOTs e chamadas Promocionais;
  • Aula 20, 21, 22 – Interpretação de Textos Comerciais, SPOTs e chamadas Promocionais;
  • Aula 23, 24, 25 – Interpretação de Textos Comerciais, SPOTs e chamadas Promocionais;
  • Aula 26, 27, 28 – Apresentação e produção de programas;
  • Aula 29, 30, 31 – Apresentação e produção de programas;
  • Aula 32, 33, 34 – Desenvolvimento de programa para a apresentação final;
  • Aula 35, 36, 37 – Prova Final, Prática (Apresentação de programa de Rádio): abertura de um programa, anunciar hora certa, ler recados, notícias, anunciar música, ler um texto comercial ou promocional.

Ficha técnica

Diretor-presidente: Lucas Bauermann.

Instrutores

Paulo Vaz

É um renomado locutor e apresentador, com uma carreira sólida na indústria de rádio e televisão. Com passagens por emissoras como Rádio Ouro Verde, Gospel FM e outras, ele acumula mais de 44 anos de experiência nesse campo. Sua voz marcante e habilidades de comunicação cativantes o tornaram um profissional respeitado e admirado no setor. Ao longo de sua carreira, Paulo Vaz conquistou uma ampla base de ouvintes e telespectadores, estabelecendo-se como uma figura reconhecida e querida no mundo da mídia. Sua dedicação e paixão pelo rádio e televisão são evidentes em sua longa trajetória de sucesso.

Nane Bieda

Coordenadora artística e locutora.

Zanderlei Justus

Locutor, apresentador, diretor artístico, técnico em rádio e TV.

Kalebe Rodrigues

Locutor, apresentador, diretor de rádio, pastor, cantor.

André Nogueia

André Nogueia é um profissional da comunicação com mais de 20 anos de experiência. Ao longo de sua carreira, atuou em emissoras renomadas, como a Rede T de Rádios em Ponta Grossa, Clube FM, 98 FM (Grpcom) e Caiobá FM. Atualmente, além de apresentar o PodCast Os Loucotores, André também é professor no Instituto Rádio e TV. Além de sua paixão pela comunicação, ele exerce a advocacia, mostrando sua versatilidade e conhecimento em áreas distintas. Com sua vasta experiência e dedicação, André se destaca como um talento multifacetado no campo da comunicação e advocacia.

Marcelo Brim Gomes

Especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atuação em consultório nas áreas de voz, comunicação e motricidade orofacial. Trabalha com profissionais da voz e programas de conservação vocal para empresas.

Brenda Chaves

Dra. Brenda Chaves é uma renomada psicóloga, professora e mentora. Com foco no estudo dos padrões verbais e não verbais do comportamento humano, ela possui ampla experiência na arte da comunicação e na reconstrução de vínculos de forma leve e harmoniosa. Seu conhecimento e habilidades permitem que ela ajude indivíduos a compreenderem melhor a si mesmos e a se conectarem de maneira significativa com os outros. Dra. Brenda Chaves é uma profissional dedicada, comprometida em promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de seus clientes e alunos.

Elias Augustinho

Atua na área de radiodifusão desde 1994. Assessor técnico do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Paraná desde 2008.