Curso Operador de Câmera com DRT
Referência no mercado de audiovisual, no curso de Operador de Câmera você vai aprender na prática a operar equipamentos de captação de imagens.
Curso reconhecido para o Registro Profissional (DRT).
Objetivo
O Curso de Operador de Câmera do Instituto Rádio e Tv tem 40 horas, online/presenciais e oferece uma proposta diferenciada para os alunos, uma formação completa para atuar na captação de imagens para produtoras e emissoras de TV de todos os portes. O corpo docente possui profissionais com experiência nas áreas de produção televisiva. Este curso habilita ao registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Nossos cursos estão inclusos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através da legislação que regulamenta a profissão do Radialista. Lei 6.615/78.
Tire suas dúvidas agora
Área de atuação
Operador de Câmera (com DRT).
Prepara e opera o equipamento de captação de imagens, por meio de diversas tecnologias, realiza os enquadramentos, além dos ajustes de foco e níveis de qualidade de áudio.
Com a formação, o profissional poderá atuar em emissoras de TV abertas, canais de TV por assinatura, produtoras de vídeo e produtoras independentes. Há ainda a possibilidade de trabalhar como cinegrafista freelancer
Conteúdo
Primeira etapa online:
5 aulas gravadas (online) – Portal do INSTITUTO RÁDIO E TV
- Aula 01 – Breve História do Rádio.
- Aula 02 – Breve História da Televisão.
- Aula 03 – A Radiodifusão (Outorga de Radiodifusão e Legislação, Diferenças Entre Rádios Comunitárias, Educativas e Comerciais, Aspectos Técnicos, Canalização e Fiscalização).
- Aula 04 – Direitos da Categoria dos Radialistas (Profissionais do Rádio e da Televisão, Lei 6.615/78, Decreto N° 84.134/79, Quadro de funções (dedação dada pelo decreto Nº 9.329, de 2018).
- Aula 05 – Direitos da Categoria dos Radialistas (jornada de trabalho, acúmulo de funções, duplo contrato de trabalho).
Segunda etapa presencial:
8 aulas.
Turmas:
Segundas-feiras
19h00-21h00
Ficha técnica
Diretor-presidente: Lucas Tiago Bauermann.
Instrutores
Locutor, apresentador, diretor de rádio, pastor, cantor.
André Nogueia é um profissional da comunicação com mais de 20 anos de experiência. Ao longo de sua carreira, atuou em emissoras renomadas, como a Rede T de Rádios em Ponta Grossa, Clube FM, 98 FM (Grpcom) e Caiobá FM. Atualmente, além de apresentar o PodCast Os Loucotores, André também é professor no Instituto Rádio e TV. Além de sua paixão pela comunicação, ele exerce a advocacia, mostrando sua versatilidade e conhecimento em áreas distintas. Com sua vasta experiência e dedicação, André se destaca como um talento multifacetado no campo da comunicação e advocacia.
Atua na área de radiodifusão desde 1994. Assessor técnico do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Paraná desde 2008.
Diretor de Imagens (TV); Técnico em Sistemas Audiovisuais; Atuou e dirigiu programas nas principais emissoras de TV no Estado do Paraná; Na Rede Evangelizar, atua como Diretor de Imagem com extensa programação produzida para atender abrangência nacional, transmitidas ao vivo, programas de variedades, entrevistas e jornalismo; CEO na produtora Colab Mídia, Colab Educa, com produção e direção de programas para a Internet, tv e diversas plataformas de vídeos e players, professor do Instituto Rádio e TV.
Advogado trabalhista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui atuação voltada ao Direito Sindical e atualmente compõe o departamento jurídico do SINDIRÁDIO-TV.
Graduado em direito na PUC-PR; Pós-graduado em execução pela UNIBRASIL (2000); Pós-graduado em direito material e processual pela UNIBRASIL (2001); Mestre pela PUC-PR (Educação Jurídica), Mestre em direito e Doutorando em Direito pela Universidad Pablo de Olavide na Espanha, possui atuação voltada ao Direito Sindical e atualmente compõe o departamento jurídico do SINDIRÁDIO-TV.
Com uma carreira multifacetada na indústria de radiodifusão, o presidente do Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná (SINDIRÁDIO-TV), também atua como produtor de rádio e TV, diretor de programação, programador musical, programador comercial, sonoplasta, operador de mídia audiovisual, técnico de sistemas audiovisuais, editor de mídia audiovisual e diretor artístico ou de produção. Além disso, é diretor da FENARTE (Federação Nacional dos Radialistas) e assumiu a Secretaria dos Trabalhadores em Radiodifusão da UGT/PR. Com um amplo envolvimento na área, ele também está se graduando em Direito, aprimorando ainda mais seu conhecimento e expertise. Sua atuação diversificada e engajamento na defesa dos direitos dos profissionais de radiodifusão o destacam como um líder influente e dedicado no setor.