Curso de Apresentador de TV e Plataformas Digitais com DRT – Semipresencial
Se você deseja se tornar um profissional no rádio e na TV e busca um curso reconhecido para o Registro Profissional (DRT), uma opção é buscar um curso de Apresentador de TV e Plataformas Digitais “Comunicador”. Esse curso é projetado para desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para atuar nesses meios de comunicação.
Objetivo
Identificar os impactos históricos do rádio e da televisão no Mundo e no Brasil e as primeiras transmissões. Seus avanços tecnológicos e suas transformações, visando à compreensão dos atuais processos comunicativos na sociedade contemporânea.
Distinguir as formas gramaticais adequadas para o emprego correto da língua materna, como fator essencial para a comunicação em sua área.
Realizar apresentações em diferentes formatos, mobilizando conhecimentos sobre as principais manifestações e movimentos artísticos do mundo ocidental, as características dos meios de comunicação de massa, seus reflexos sobre a realidade e a legislação específica, assim como habilidades para atuar em equipes multiprofissionais, para comunicar-se com públicos diversos, mantendo a ética profissional.
Nossos cursos estão inclusos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através da legislação que regulamenta a profissão do Radialista. Lei 6.615/78.
Tire suas dúvidas agora
Área de atuação
Curso de Apresentador de TV e Plataformas Digitais “Comunicador” (com DRT).
Apresenta, pelo rádio ou pela televisão, noticiosos, programas e eventos, realiza entrevistas e faz comentários das pautas, com apoio e operação de equipamentos de conteúdo audiovisual em diversas mídias, e presta informações técnicas relativas à produção e aos temas abordados.
Conteúdo
28 aulas ao total, 13 gravadas (online) e 15 aulas presenciais em 5 encontros
- Aula 01 – Breve História do Rádio / (EAD);
- Aula 02 – Breve História da Televisão / (EAD);
- Aula 03 – A Radiodifusão (Outorga de Radiodifusão e Legislação, Diferenças Entre Rádios Comunitárias, Educativas e Comerciais, Aspectos Técnicos, Canalização e Fiscalização) / (EAD);
- Aula 04 – Direitos da Categoria dos Radialistas (Profissionais do Rádio e da Televisão, Lei 6.615/78, Decreto N° 84.134/79, Quadro de funções (dedação dada pelo decreto Nº 9.329, de 2018) / (EAD);
- Aula 05 – Direitos da Categoria dos Radialistas (jornada de trabalho, acúmulo de funções, duplo contrato de trabalho) / (EAD);
- Aula 06 – Saúde Vocal e Dicção (Fonoaudiologia; Dicção – Conceitos Básicos) (EAD);
- Aula 07 – Locução no Mercado Atual (Apresentação; Locução) / (EAD);
- Aula 08 – Locução no Mercado de Hoje (Interpretação; Oratória; Dicção Práticas) / (EAD);
- Aula 09 – Comunicação no Rádio (Estilos de Comunicação no Rádio) / (EAD);
- Aula 10 – Comunicação na TV (Estilos de Comunicação no Rádio) / (EAD);
- Aula 11 – Locução e Interpretação de Texto (Estilos de Locução Comercial; Varejo; Testemunhal) / (EAD);
- Aula 12 – Comunicação Popular / (EAD);
- Aula 13 – Psicologia da Comunicação / EAD;
- Aula 14 – Técnicas de Comunicação – Encontre a sua melhor versão (Apresentação na TV): Como tornar uma comunicação impactante, como perder medo de comunicar em público. Técnicas de contar histórias impactantes (storytelling). Posicionamento, postura, gestual e a entonação adequados. Linguagem adequada / (PRESENCIAL);
- Aula 15 – Técnicas de Comunicação – Encontre a sua melhor versão (Apresentação na TV): Como tornar uma comunicação impactante, como perder medo de comunicar em público. Técnicas de contar histórias impactantes (storytelling). Posicionamento, postura, gestual e a entonação adequados. Linguagem adequada / (PRESENCIAL);
- Aula 16 – Técnicas de Comunicação – Encontre a sua melhor versão (Apresentação na TV): Como tornar uma comunicação impactante, como perder medo de comunicar em público. Técnicas de contar histórias impactantes (storytelling). Posicionamento, postura, gestual e a entonação adequados. Linguagem adequada / (PRESENCIAL);
- Aula 17 – Branding Pessoal: Personal branding – Marketing de imagem (como cuidar e tornar a imagem adequada para gravação de vídeos jornalísticos e/ou publicitários / (PRESENCIAL);
- Aula 18 – Branding Pessoal: Personal branding – Marketing de imagem (como cuidar e tornar a imagem adequada para gravação de vídeos jornalísticos e/ou publicitários / (PRESENCIAL);
- Aula 19 – Branding Pessoal: Personal branding – Marketing de imagem (como cuidar e tornar a imagem adequada para gravação de vídeos jornalísticos e/ou publicitários / (PRESENCIAL);
- Aula 20 – Postura e Voz (Fonoaudiólogo): Técnicas de aquecimento, relaxamento e projeção de voz; cuidados e correções de postura e ‘tiques’ de expressão / (PRESENCIAL);
- Aula 21 – Postura e Voz (Fonoaudiólogo): Técnicas de aquecimento, relaxamento e projeção de voz; cuidados e correções de postura e ‘tiques’ de expressão / (PRESENCIAL);
- Aula 22 – Postura e Voz (Fonoaudiólogo): Técnicas de aquecimento, relaxamento e projeção de voz; cuidados e correções de postura e ‘tiques’ de expressão / (PRESENCIAL);
- Aula 23 – Improviso e Criatividade: O roteiro, planejamento ou a pauta são obrigatórios para se preparar um vídeo, mas nem sempre é possível ter o controle de tudo. Imprevistos acontecem frequentemente e, principalmente durante transmissões ao vivo, a capacidade de improviso de apresentadores e repórteres é essencial / (PRESENCIAL);
- Aula 24 – Improviso e Criatividade: O roteiro, planejamento ou a pauta são obrigatórios para se preparar um vídeo, mas nem sempre é possível ter o controle de tudo. Imprevistos acontecem frequentemente e, principalmente durante transmissões ao vivo, a capacidade de improviso de apresentadores e repórteres é essencial / (PRESENCIAL);
- Aula 25 – Improviso e Criatividade: O roteiro, planejamento ou a pauta são obrigatórios para se preparar um vídeo, mas nem sempre é possível ter o controle de tudo. Imprevistos acontecem frequentemente e, principalmente durante transmissões ao vivo, a capacidade de improviso de apresentadores e repórteres é essencial / (PRESENCIAL);
- Aula 26 – Criando Roteiros – Como Produzir e Apresentar seu Próprio Conteúdo: O avanço e o dinamismo das mídias digitais e redes sociais combinados à constante evolução de equipamentos como smartphones, câmeras e demais gadgets abriram caminho para novos apresentadores se conectarem com o público. Mais uma vez o vídeo é uma peça-chave nessa engrenagem. Em um mercado de alta competitividade e rentabilidade, é essencial dominar técnicas de apresentação e produção / (PRESENCIAL);
- Aula 27 – Criando Roteiros – Como Produzir e Apresentar seu Próprio Conteúdo: O avanço e o dinamismo das mídias digitais e redes sociais combinados à constante evolução de equipamentos como smartphones, câmeras e demais gadgets abriram caminho para novos apresentadores se conectarem com o público. Mais uma vez o vídeo é uma peça-chave nessa engrenagem. Em um mercado de alta competitividade e rentabilidade, é essencial dominar técnicas de apresentação e produção / (PRESENCIAL);
- Aula 28 – Criando Roteiros – Como Produzir e Apresentar seu Próprio Conteúdo: O avanço e o dinamismo das mídias digitais e redes sociais combinados à constante evolução de equipamentos como smartphones, câmeras e demais gadgets abriram caminho para novos apresentadores se conectarem com o público. Mais uma vez o vídeo é uma peça-chave nessa engrenagem. Em um mercado de alta competitividade e rentabilidade, é essencial dominar técnicas de apresentação e produção / (PRESENCIAL);
Ficha técnica
Diretor-presidente: Lucas Bauermann.
Instrutores
Coordenador, locutor, apresentador, editor, roteirista e dublador. 31 anos de profissão.
Advogado trabalhista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui atuação voltada ao Direito Sindical e atualmente compõe o departamento jurídico do SINDIRÁDIO-TV.
Graduado em direito na PUC-PR; Pós-graduado em execução pela UNIBRASIL (2000); Pós-graduado em direito material e processual pela UNIBRASIL (2001); Mestre pela PUC-PR (Educação Jurídica), Mestre em direito e Doutorando em Direito pela Universidad Pablo de Olavide na Espanha, possui atuação voltada ao Direito Sindical e atualmente compõe o departamento jurídico do SINDIRÁDIO-TV.
Com uma carreira multifacetada na indústria de radiodifusão, o presidente do Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná (SINDIRÁDIO-TV), também atua como produtor de rádio e TV, diretor de programação, programador musical, programador comercial, sonoplasta, operador de mídia audiovisual, técnico de sistemas audiovisuais, editor de mídia audiovisual e diretor artístico ou de produção. Além disso, é diretor da FENARTE (Federação Nacional dos Radialistas) e assumiu a Secretaria dos Trabalhadores em Radiodifusão da UGT/PR. Com um amplo envolvimento na área, ele também está se graduando em Direito, aprimorando ainda mais seu conhecimento e expertise. Sua atuação diversificada e engajamento na defesa dos direitos dos profissionais de radiodifusão o destacam como um líder influente e dedicado no setor.