Curso Reciclagem de Radialista com DRT – EAD/Online

Referência no mercado da comunicação, no curso de Reciclagem de Radialista/Teste de Capacitação você profissional vai aprender uma breve histoória do Rádio e da Tv, bem como o que é Radiodifusão e Lei 6.615/78.

A radiodifusão, segundo a legislação brasileira, compreende os serviços destinados a serem recebidos direta e livremente pelo público em geral e é dividida em radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão).

Conheça os direitos do profissional do Rádio e da TV.

Curso reconhecido para o Registro Profissional (DRT).

Objetivo

O Curso de Reciclagem de Radialista/Teste de Capacitação do Instituto Rádio e Tv tem 4 horas, online e oferece uma proposta diferenciada para trabalhadores da comunicação com registro na função na Carteira de Trabalho, uma formação completa para quem auta na comunicação e não está regulamentado de acordo com a Lei 6.615/78. O corpo docente possui profissionais com experiência nas áreas de produção rádio e televisiva. Este curso habilita ao registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Compreender o que é Radiodifusão, suas transformações, sobretudo decorrentes do surgimento de novas tecnologias da informação e comunicação.

Nossos cursos estão inclusos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através da legislação que regulamenta a profissão do Radialista. Lei 6.615/78.

10x de R$99,70

ou R$897,30 no Pix à vista

Tire suas dúvidas agora

Área de atuação

Curso Reciclagem de Radialista/Teste de Capacitação (com DRT).

Mídia e informação

Profissionais em Empresas de Radiodifusão (rádios e televisões), bem como nas empresas mencionadas no Parágrafo único do Artigo 3° do Decreto 84.134/79.

Conteúdo

5 aulas gravadas (EAD/Online) – Portal do INSTITUTO RÁDIO E TV

  • Aula 01 – Breve História do Rádio.
  • Aula 02 – Breve História da Televisão.
  • Aula 03 – A Radiodifusão (Outorga de Radiodifusão e Legislação, Diferenças Entre Rádios Comunitárias, Educativas e Comerciais, Aspectos Técnicos, Canalização e Fiscalização).
  • Aula 04 e 5  – Direitos da Categoria dos Radialistas: Considerações Preliminares; Instituições do trabalho – quais instituições jurídicas protegem a categoria?; Proteção jurídica – quais instrumentos jurídicos protegem a categoria dos radialistas?; Lei Específica dos Radialistas (Lei no 6.615/78) – definições legais – quem são os radialistas conforme a Lei?; Lei Específica dos Radialistas (Lei no 6.615/78) – definições legais – quem são as empresas de radiodifusão conforme a Lei?; Lei Específica dos Radialistas – funções  legalmente estabelecidas – art. 4o, Lei no 6.615/78 – Decreto no 84.134/79; Jornada de trabalho; acúmulo de funções; duplo contrato de trabalho.

 

*Questionários online

*O Teste de Capacitação é obrigatório para profissionais que não possuam vínculo direto, mas tenham um vínculo indireto e experiência na área. O teste poderá ser agendado tanto presencialmente quanto no formato online EAD. Além disso, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) será considerado como prova final.

 

Documentos necessários, REGISTRO PROFISSIONAL (DRT):

  • Cópia legível autenticada dos documentos de identificação (RG, CPF ou CNH); OBS: CNH Digital com QRCode, não precisa ser autenticada, basta exportar o PDF e enviar pelo WhatsApp;
  • Cópia legível autenticada da CTPS (carteira de trabalho), cópia do número, serie e qualificação civil, anotação onde consta função contratada; OBS: carteira de trabalho digital, não precisa ser autenticada, basta o extrato on-line, PDF;
  • Cópia legível autenticada do comprovante de residência. OBS: se for digital, exportar PDF.;
  • E-mail;
  • Telefone com DDD.

 

PASSO A PASSO:

1º – Concluir Curso Reciclagem de Radialista/Teste de Capacitação;
2º – Protocolar os documentos “Cópias autenticadas ou PDF digital” junto ao INSTITUTO RÁDIO E TV / e-mail: [email protected];
3º – Aguardar retorno do INSTITUTO RÁDIO E TV ou ENTIDADE em 30 dias;
4º – Assinatura do pedido;
5º – Aguardar 30 dias para Deferimento do pedido de Registro Profissional (DRT);

Ficha técnica

Diretor-presidente: Lucas Bauermann.

Instrutores

Kalebe Rodrigues

Locutor, apresentador, diretor de rádio, pastor, cantor.

André Nogueia

André Nogueia é um profissional da comunicação com mais de 20 anos de experiência. Ao longo de sua carreira, atuou em emissoras renomadas, como a Rede T de Rádios em Ponta Grossa, Clube FM, 98 FM (Grpcom) e Caiobá FM. Atualmente, além de apresentar o PodCast Os Loucotores, André também é professor no Instituto Rádio e TV. Além de sua paixão pela comunicação, ele exerce a advocacia, mostrando sua versatilidade e conhecimento em áreas distintas. Com sua vasta experiência e dedicação, André se destaca como um talento multifacetado no campo da comunicação e advocacia.

Elias Augustinho

Atua na área de radiodifusão desde 1994. Assessor técnico do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Paraná desde 2008.

Douglas Ghedine

Diretor de Imagens (TV); Técnico em Sistemas Audiovisuais; Atuou e dirigiu programas nas principais emissoras de TV no Estado do Paraná; Na Rede Evangelizar, atua como Diretor de Imagem com extensa programação produzida para atender abrangência nacional, transmitidas ao vivo, programas de variedades, entrevistas e jornalismo; CEO na produtora Colab Mídia, Colab Educa, com produção e direção de programas para a Internet, tv e diversas plataformas de vídeos e players, professor do Instituto Rádio e TV.

Vinícius Cidral

Advogado trabalhista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui atuação voltada ao Direito Sindical e atualmente compõe o departamento jurídico do SINDIRÁDIO-TV.

Marcelo Maia

Graduado em direito na PUC-PR; Pós-graduado em execução pela UNIBRASIL (2000); Pós-graduado em direito material e processual pela UNIBRASIL (2001); Mestre pela PUC-PR (Educação Jurídica), Mestre em direito e Doutorando em Direito pela Universidad Pablo de Olavide na Espanha, possui atuação voltada ao Direito Sindical e atualmente compõe o departamento jurídico do SINDIRÁDIO-TV.

Lucas Bauermann

Com uma carreira multifacetada na indústria de radiodifusão, o presidente do Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado do Paraná (SINDIRÁDIO-TV), também atua como produtor de rádio e TV, diretor de programação, programador musical, programador comercial, sonoplasta, operador de mídia audiovisual, técnico de sistemas audiovisuais, editor de mídia audiovisual e diretor artístico ou de produção. Além disso, é diretor da FENARTE (Federação Nacional dos Radialistas) e assumiu a Secretaria dos Trabalhadores em Radiodifusão da UGT/PR. Com um amplo envolvimento na área, ele também está se graduando em Direito, aprimorando ainda mais seu conhecimento e expertise. Sua atuação diversificada e engajamento na defesa dos direitos dos profissionais de radiodifusão o destacam como um líder influente e dedicado no setor.